Kefir: O Que é, Benefícios e Onde Encontrar

Você sabe o que é Kefir? Se ainda não, aproveite esta oportunidade. Neste artigo lhe contaremos tudo o que você precisa saber sobre este alimento natural. Sendo assim, continue lendo e usufrua da informação.


O que é Kefir?

Kefir é um produto de leite fermentado. É produzido por processos de fermentação de leite com cogumelos de kefir, nos quais além das bactérias do ácido láctico e leveduras estão envolvidas. Originou-se na região do Cáucaso.

Durante séculos, as pessoas têm jurado pelos seus efeitos saudáveis ​​e chamam-na de “a bebida dos centenários“. Uma vez que o processo de fermentação é grande parte livre de lactose.

Tradicionalmente, o kefir era feito de leite de égua. Hoje, principalmente leite de vaca é usado. Mas também leite vegetal pode ser usado para fazer a bebida.

O kefir de leite tem um gosto levemente fermentado e é semelhante ao leite. Dependendo do processo de fabricação, o kefir tem ácido carbônico e baixo teor alcoólico.

O cogumelo

Para a produção da bebida, um cogumelo chamado kefir é adicionado ao leite.

Ele também é conhecido como “cogumelo tibetano” e tem a aparência de uma pequena e pura couve-flor branca.

Um cogumelo de kefir pode ser seco ou congelado para armazenamento e usado conforme necessário.

O cogumelo dobra em tamanho à temperatura ambiente dentro de duas semanas. Se armazenado corretamente, você pode aproveitar esse cogumelo por toda a vida.

Para a produção de kefir, o cogumelo é deixado no leite por pelo menos 24 horas, iniciando assim o processo de fermentação.

Neste processo natural, substâncias importantes do leite são aumentadas e substâncias e bactérias mal compatíveis são decompostas.

Entre outras coisas, os microrganismos do cogumelo decompõem o açúcar do leite (lactose) encontrado no leite puro, bactérias nocivas como a Listeria e a caseína mal digerível.

Ao mesmo tempo, formam pequenas quantidades de ácidos carbônicos, ácidos lácticos e álcool. Então você pode tomar bebidas de kefir sem hesitação em uma intolerância à lactose para você.

O cogumelo kefir também contém muitos nutrientes e minerais importantes, que são transferidos para o leite durante a fermentação e se multiplicam nele. Estes incluem:

  • Cálcio
  • Ferro
  • Ácido fólico
  • Iodo
  • Polissacarídeos
  • Vitaminas A, B1, B2, B12, C e D

Veja também: Alimentos ricos em vitamina E

O que torna o kefir tão saudável

Os cogumelos também contêm inúmeros microrganismos benéficos, como bactérias (boas), bacilos, leveduras e estreptococos, coletivamente referidos como probióticos.

Estes estabilizam a flora intestinal e asseguram que microrganismos patogênicos indesejados sejam controlados.

Com o consumo regular de kefir, os microrganismos saudáveis ​​fortalecem de forma sustentável o sistema imunológico. Assim, pode ajudar com uma variedade de doenças e enfermidades, incluindo:

  • Infecções intestinais e desequilíbrio bacteriano no intestino, desencadeadas por antibióticos
  • Fadiga crônica
  • Distúrbios do sono e nervosismo
  • Alergias
  • Doenças do fígado, bile e coração
  • Úlceras estomacais
  • Problemas com a pressão arterial
  • Várias inflamações
  • Osteoporose

Além disso, diz-se que o cogumelo do kefir diminui o processo de envelhecimento das células do corpo e aumenta o desempenho da memória.

Eu posso comprar o Kefir pronto?

Você pode comprar kefir pronto para beber ou fazer você mesmo. Em ambas as variantes, você deve certificar-se de obter a base de leite em qualidade orgânica.

Estudos científicos mostraram que o leite orgânico contém cerca de 50% mais importantes ácidos graxos ômega-3 do que o leite comparável do discounter.

Isso ocorre porque as vacas de fazendas orgânicas têm uma escolha de alimento mais rica e mais fresca que afeta diretamente a qualidade do leite.

Os ácidos graxos ômega-3 protegem as células. O leite orgânico é processado e propagado pelo cogumelo do kefir, que tem um efeito positivo no produto final.

Ao mesmo tempo, você apoia uma atitude mais apropriada com a compra de leite orgânico.

O produto é muito usado para emagrecer, e tem mostrado bons resultados. Acredite, o Kefir tem se mostrado excelente para todos. Mas caso você não se sinta seguro ainda, que tal falar com um médico sobre o assunto? A ideia é ótima.