Como fazer manteiga de amendoim em casa

O amendoim é um superalimento que tem um grande valor energético. Quando consumido de forma moderada constitui uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicas. Tem ainda propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. Nos últimos tempos, a manteiga de amendoim tem conquistado fãs um pouco por todo o Mundo. É uma ótima fonte de fósforo, magnésio, zinco, cobre e potássio e tem componentes que protegem o sistema cardiovascular, uma vez que contribuem para uma regulação natural dos níveis de colesterol. Este alimento tem sobretudo gorduras insaturadas, o que faz com que seja uma boa alternativa às gorduras animais. A manteiga de amendoim, além de fazer muito bem à saúde, é deliciosa e pode ser integrada numa dieta equilibrada. Contudo, no mercado existem diversas opções de manteiga de amendoim que contêm excesso de açúcar e gorduras. Por isso, nada melhor e mais saudável do que preparar a sua manteiga de amendoim em casa! Confira a nossa receita super simples e saiba com que alimentos combinar a sua manteiga de amendoim!


Saiba quais são os tipos mais comuns de alergias e intolerâncias alimentares.

Como fazer manteiga de amendoim em casa – Receita Fácil

Ingredientes

Você vai precisar apenas de:

  • 2 xícaras de amendoim torrado (compre já o amendoim descascado para ter menos trabalho)
  • 1 colher de chá de óleo vegetal
  • Meia colher de chá de açúcar mascavado (opcional)
  • Uma pitada de sal

Modo de preparação

  1. Para começar, deve preparar o amendoim. Lave os amendoins em água fria para que todas as sujeiras saiam. De seguida, seque-os com um pano.
  • Se você gostar de uma manteiga de amendoim crocante, você deve torrar os amendoins antes de partir para a confeção da manteiga. Coloque os amendoins numa taça e misture-os com óleo vegetal. Leve-os ao forno previamente aquecido a 170 graus num tabuleiro. Disponha os amendoins numa única camada (não pode deixar que uns fiquem sobre os outros!). Deixe-os no forno durante aproximadamente 10 minutos (eles devem apresentar um aspecto dourado).
  • De seguida, coloque os amendoins no liquidificador até eles ficarem completamente moídos.
  • Neste momento, você já deve ter uma mistura muito parecida com manteiga! É tempo então de colocar o açúcar e o sal. Você não deve colocar mais do que meia colher de açúcar, para que o nível de açúcar não seja muito elevado.
  • Coloque a sua manteiga de amendoim num recipiente em que o ar não possa entrar e deixe no frigorífico durante pelo menos 12 horas, de forma a ganhar consistência.

Como comer a manteiga de amendoim??

Agora que a sua receita de manteiga de amendoim está pronta, chegou o momento mais esperado: é hora de comer! A manteiga de amendoim fica bem com imensos alimentos e em imensas receitas. Selecionamos as nossas favoritas!

  • Pão com manteiga de amendoim e geleia de frutas: garantimos que esta combinação é realmente maravilhosa. O contraste do sabor da manteiga com o doce da fruta confere um resultado divino a esta sandwich. Pode comer isto no seu café da manhã!
  • Leite, canela e manteiga de amendoim: basta misturar tudo e obter uma mistura cremosa e homogénea. Ideal para uma pequena refeição antes de deitar!
  • Manteiga de amendoim com palitos de cenoura: basta molhar os palitos de cenoura na manteiga de amendoim para conseguir um snack nutritivo e saboroso.
  • Banana com manteiga de amendoim: esmague uma banana e junte duas colheres de manteiga de amendoim e conseguirá um lanche super energético!
  • Coma direto do frasco: a manteiga é tão saborosa, que dá vontade de comer direto do frasco! E por que não fazer isso de vez em quando? Coma 3 a 4 colheres de sobremesa com manteiga de amendoim para acompanhar qualquer lanche!

A manteiga de amendoim é um alimento muito apreciado pelos praticantes de desporto. Você pode comer um snack com manteiga de amendoim antes do treino para ganhar uma dose extra de energia! De que formas você costuma comer manteiga de amendoim? Partilhe connosco nos comentários!