Como Fazer Molho de Tomate Caseiro

Sabe aquela tradicional macarronada de domingo? Ela pode ficar ainda mais saborosa se você preparar o seu próprio molho de tomate caseiro. Diferente do que todo mundo pensa, fazer o molho de tomate em casa não é tão trabalhoso e vale muito a pena, pois além de ser muito mais gostoso, é também muito mais saudável!


Ingredientes

  • Tomate
  • Cebola
  • Cheiro Verde (a gosto)
  • Água

Modo de preparo

Primeiramente, lave bem os tomates. Coloque-os em uma panela com água e leve para cozinhar, em fogo baixo e com a panela tampada, por aproximadamente vinte minutos. Depois de cozido, descasque os tomates, retirando as peles. Em seguida, corte-os ao meio e coloque no liquidificador para bater. Se não quiser jogar as sementes fora, pode colocá-las também para bater junto com os tomates. Adicione uma cebola média picada e cheiro verde a gosto. Bata tudo até ter uma mistura homogênea.

Depois, leve essa mistura para o fogo, deixando ferver por aproximadamente vinte minutos. E pronto! Seu molho de tomate está pronto! Espere esfriar e use a sua criatividade para usá-lo na receita que achar melhor!

Viu só como é fácil? Assim, você terá um molho caseiro muito mais saboroso, livre de conservantes e muito mais saudável do que aqueles que você compra no supermercado.

Se você não possui muito tempo para prepará-lo sempre que for utilizar molho de tomate, pode fazer uma quantia maior e congelar. Isso mesmo! Você pode fazer uma grande quantia de molho de tomate e conservá-lo no congelador, assim, quando precisar, basta descongelar.

Para ficar mais fácil, congele em pequenas porções, que podem ser separadas em saquinhos plásticos ou em tigelas apropriadas para irem ao freezer.

O molho de tomate caseiro pode ser conservado por até dois meses no congelador. Então está esperando o que? Faça agora mesmo o seu molho e tenha refeições muito mais cheias de sabor e saúde!

Veja também: Como fazer extrato de tomate caseiro

Obs: Você também pode adicionar outros temperos no seu molho de tomate, como pimenta do reino, orégano e pimenta calabresa, entre outros!