Como Fazer Pudim – Delicioso e Fácil de Fazer em Casa

O pudim é um dos doces mais populares na mesa dos brasileiros, de origem portuguesa essa receita ganha a preferência de muita gente por seu sabor suave, sua textura macia e por ser feito com ingredientes populares e de fácil acesso.


Vamos ensinar a receita do pudim de leite original, mas com o passar dos anos muitas outras versões já foram criadas. Hoje em dia podemos fazer pudim de chocolate, de morango, de coco. Além disso, existem versões simplificadas que vão direto à geladeira sem a necessidade de cozimento, nesse caso é preciso o uso de gelatina sem sabor para dar o formato e a textura correta. Mas vamos à receita desse queridinho de adultos e crianças.

Ingredientes para o pudim de leite

  • 3 ovos inteiros
  • 1 lata de leite condensado (ou 1 caixinha)
  • 2 latas de leite (a medida é feita com a lata de leite condensado)
  • 1 xícara de açúcar

Modo de preparo

Coloque o açúcar em uma assadeira de buraco no meio, esta receita é ideal para forma de 20 a 25 cm de diâmetro. Caso sua forma seja maior faça duas receitas. Aqueça a forma em fogo baixo e vá derretendo o açúcar com cuidado, passando o caramelo por todos os lados da forma. Depois de feito isso reserve.

No liquidificador bata os 3 ovos, o leite condensado e o leite, por aproximadamente 2 minutos, em alta velocidade. Depois de bater pode deixar o líquido descansar por um minuto para que a espuma baixe um pouco.

Despeje a mistura na forma caramelizada e coloque para assar em banho Maria, em uma assadeira retangular que caiba em média dois dedos de água. Para que sua forma de baixo não fique com manchas escuras, coloque rodelas de limão na água.

Asse em forno a 180º graus por aproximadamente uma hora e meia com a forma tampada, se não tiver tampa, pode colocar um papel alumínio para cobrir. O tempo varia de forno para forno, veja se o pudim está douradinho e pode enfiar uma faca, se ela sair sem massa está bom.

Para quem tem panelas de vapor para cozinhar pudim, o tempo médio é de 25 a 30 minutos em fogo médio.