Quais São os Sinais da Dislexia Segundo a Idade

A dislexia é um problema no qual a pessoa apresenta dificuldade em associar as letras aos sons que elas representam. Apesar deste ser um problema já conhecido pelas pessoas, nem todos sabem diferenciar os sinais da dislexia de acordo com a idade no qual esse problema surge.


E você, sabe como identificar a dislexia segundo a idade em que ela surge?

Se a resposta for não, então recomendo que leia esse artigo na íntegra para descobrir quais são os principais sinais da dislexia de acordo com a idade e assim ter como procurar a melhor solução para resolver esse tipo de problema.

Saiba como identificar os sinais da dislexia de acordo com a idade

Existem algumas características que estão diretamente associada à dislexia, o que contribui bastante para o reconhecimento desse problema na vida de  uma pessoa.

Por exemplo, uma pessoa disléxica possui uma caligrafia irregular, letras invertidas ou mesmo a omissão de letras, leitura entrecortada, no qual algumas palavras são pronunciadas de forma invertida, dentre várias outras características.

Agora o que dificulta muitas vezes o reconhecimento desse problema, é que alguns sinais mudam de acordo com a idade da pessoa e é justamente pensando nisso que listaremos a seguir os principais sinais da dislexia de acordo com a idade.

Veja também: Quais são os sintomas da Síndrome de Asperger

Dislexia em crianças de até 6 anos de idade

Nesta idade, uma das primeiras coisas que você deve verificar para saber se a criança apresenta ou não dislexia é o histórico familiar dela.

Se alguém da família possui esse tipo de problema, as chances da criança também apresentar dislexia são grandes. Por isso atenção quanto a este sinal!

Além disso, outros sinais que também evidencia a presença de dislexia em crianças de até 6 anos de idade são:

  • Dificuldade para falar com clareza;
  • Problemas na pronuncia de palavras foneticamente semelhantes;
  • Dificuldade para lembrar o nome das coisas;
  • Confusão no vocabulário que está relacionado a orientação no espaço;
  • Apresenta mais habilidade manual do que linguística;
  • Dificuldade com as sequencias.

Agora confira a seguir os principais sinais da dislexia em crianças compreendidas na faixa etária dos 6 aos 9 anos de idade.

Dislexia em crianças com idade entre 6 e 9 anos

crianca-escrevendo

As crianças com idade entre 6 e 9 anos por sua vez já apresentam alguns sinais diferentes que evidenciam a presença de dislexia tais como a dificuldade em aprender a ler e escrever por exemplo.

Além disso, também é possível perceber uma escrita em espelho, ou seja, a criança escreve as palavras em uma orientação inadequada.

Mas não são somente essas características que fazem com que uma criança nessa faixa etária seja considerada disléxica. Para que isso aconteça, é necessário que ela também apresente:

  • Dificuldade na laterização, ou seja, a criança não consegue diferenciar direita e esquerda;
  • Falta de atenção e concentração reduzida;
  • Dificuldade para aprender sequencias;
  • Problemas de conduta relacionados a sua frustração em relação à aprendizagem.

Se você conhece alguma criança com idade entre 6 e 9 anos que apresenta algum dos sinais descritos acima, então as chances dela ter dislexias são grandes. Mas em todo caso o ideal mesmo é levar a criança em um medico para ter um diagnostico mais preciso.

Dislexia em crianças com idade entre 9 e 12 anos

Para as crianças com idade entre 9 e 12 anos serem consideradas disléxicas, elas precisam apresentar as seguintes características:

  • Difícil compreensão da leitura;
  • Alterações na escrita;
  • Elevado grau de desorganização;
  • Dificuldade ao copiar;
  • Problemas de autoestima
  • Dificuldade para seguir ordens impressas e verbais.

Estas são os principais sinais da dislexia em crianças com idade entre 9 e 12 anos.

Agora a partir dos 12 em diante, a criança também pode apresentar dificuldade para redigir textos escritos, erros ortográficos, dificuldade para aprender línguas estrangeiras, inibição e aversão à leitura e escrita.

Agora que já conhece os principais sinais da dislexia nas diferentes faixas etárias em que esse problema costuma aparecer, ficará muito mais fácil para você identificar se uma criança sofre ou não com esse tipo de problema.