5 Sintomas pouco Conhecidos do Diabetes

O diabetes é uma doença que afeta milhares de pessoas todos os anos. Por isso estar por dentro dos seus principais sintomas é o que todos procuram fazer.


O problema, é que esta doença apresenta alguns sintomas pouco conhecidos pelas pessoas e isso faz com que aumente cada vez mais o numero de diabéticos na população.

Se você não quer fazer parte desta estatística, então recomendo que confira esse post na integra e conheça os 5 sintomas pouco conhecidos do diabetes.

5 sintomas pouco conhecidos do diabetes

Ao ficar por dentro destes 5 sintomas, você terá uma chance maior de saber se está ou não com diabetes, e a partir disso ficará mais fácil para você, juntamente com o seu médico, definir o melhor controle para essa doença.

1. Irritação na pele

Este é um dos sintomas pouco conhecidos do diabetes e ele geralmente aparece quando a glicose no sangue está com um índice muito elevado e fora dos padrões considerados normais.

Quando isso acontece, a pele tende a ficar ressecada e irritada, chegando a causar, inclusive, uma comichão.

Por isso, se sentir algum tipo de irritação nas mãos, braços, pernas ou pés, procure um médico para fazer os exames necessários e assim identificar se o que você tem é um problema de pele ou então o diabetes.

Veja também: Quais são as causas das pintas vermelhas

2. Caspa ou couro cabeludo ressecado

Se alguém contasse a você que a presença de caspa ou couro cabeludo ressecado é um sintoma do diabetes, o que faria?

Provavelmente não acreditaria, certo? Pois bem, saiba que estes são sintomas do diabetes, mas que muita gente ainda desconhece.

A explicação para isso é muito simples. Quando há um excesso de açúcar no sangue, o organismo procura uma maneira de elimina-lo por meio da urina e quando isso acontece algumas regiões do corpo acabam sendo afetadas pela desidratação como é o caso do couro cabeludo por exemplo.

3. Roncos

Outro sintoma característico do diabetes é a presença de roncos. Mas como isso é possível?

Muito simples! Ao dormir normalmente os níveis de açúcar no sangue tendem a ficar mais elevados que o normal e quando a pessoa está com diabetes essa condição é ainda mais grave, o que contribui para que haja a presença do ronco.

Mas pelo fato do ronco está diretamente associado a outras doenças, o diagnóstico do diabetes a partir desse sintoma ainda é complicado. Por isso, o ideal é que faça o possível para evitar o diabetes e garantir que a sua saúde e qualidade de vida fiquem preservadas.

4. Problemas auditivos

A perda da audição também pode ser um problema característico do diabetes.

Isso acontece porque as pessoas que apresentam um nível elevado de açúcar no sangue têm uma probabilidade maior de desenvolver lesões auditivas em relação as pessoas que apresentam um índice glicêmico normal.

Por isso, se você notar que o som da televisão anda cada vez mais baixo ou quando está conversando com alguém, sente a necessidade de pedir para a pessoa repetir inúmeras vezes a mesma coisa, então procure o seu médico, pois você pode estar com diabetes.

5. Alterações visuais

Outro sintoma característico do diabetes é a presença de alterações na visão.

Se você não sabe, o diabetes promove alterações nos fluidos corporais e isso acaba afetando diretamente o sentido da visão.

Essa alteração visual que acontece e que é comum em pessoas com diabetes é chamada de rinopatia diabética.

Portanto, agora que conhece os 5 sintomas pouco conhecidos do diabetes, procure cuidar melhor da sua saúde e evite ao máximo adquirir esta doença para garantir que a sua saúde se mantenha em dia e não acabe sendo comprometida por todos os problemas decorrentes do diabetes.