Como Solicitar Indenização do Seguro Dpvat

Uma das obrigações de todas as pessoas que possuem um automóvel é o pagamento do seguro Dpvat. Essa proteção é muito importante, pois é a medida criada pelo governo com o intuito de garantir a segurança no transito visto que esse é um tipo de ambiente que está sempre está sujeito a lidar com acidentes a qualquer momento.


Se você tem dúvidas sobre como solicitar indenização do seguro Dpvat e gostaria de mais detalhes sobre esse assunto, então leia esse artigo na integra e entenda o que é este seguro e como fazer para solicita-lo, afinal de contas ele é o que garante aos envolvidos em um acidente, todo um suporte financeiro para cobrir grande parte das despesas provocadas por um acontecimento dessa finalidade.

Seguro Dpvat: O que é?

O seguro Dpvat nada mais é do que o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Ou seja, é ele que garante a indenização de todas as vítimas de acidente de transito no território brasileiro.

Essa medida de proteção aos envolvidos em acidente existe desde o ano de 1974, mas ainda é pouco conhecido pela sociedade. O Dpvat pode ser utilizado mais especificamente em três tipos de danos que uma pessoa pode sofrer em um acidente de transito que são o de morte, reembolso de despesas hospitalares e médicas e invalidez permanente.

Como solicitar o seguro Dpvat

O primeiro passo a ser realizado para dar entrada na solicitação do seguro Dpvat é acessar o site deste seguro para levantar informações a respeito da documentação necessária para solicitar a proteção. Como é um processo que sempre sofre algumas alterações, é indicado sempre conferir se ocorreu alguma atualização na passagem de um ano para outro.

No entanto, é possível adiantar algumas ressalvas sobre o processo:

  • Os envolvidos precisam estar atentos à data do acidente e ao prazo estabelecido para solicitar a indenização que é de até três anos;
  • O procedimento quando realizado sem o serviço de terceiros é simples e totalmente gratuito;
  • No site é possível consultar uma lista completa dos locais de atendimento;
  • Não é preciso contar com o auxilio de nenhum intermediário para dar entrada na solicitação da indenização.

Após consultar e separar toda a documentação necessária para solicitar o seguro Dpvat, você deve entregar os papeis em algum dos mais de sete mil pontos de atendimento oficiais. Caso tenha dificuldade para encontrar algum ponto, os Correios também é um ponto que está credenciado para aceitar os pedidos dessa proteção de modo gratuito.

Em caso de dúvidas, os solicitantes podem entrar em contato pelo telefone 0800-022-1204. No site do seguro também é possível ter acesso as dúvidas mais comuns que as pessoas possuem a solicitar a indenização que a proteção oferece.

Veja também: Como transferir um veículo para um novo proprietário

Atendimento para solicitação do seguro Dpvat

Caso a documentação esteja em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo seguro, após o atendimento ser concluído com sucesso irá receber um número para que possa acompanhar todo o trâmite do processo.

Feito isso, basta esperar a análise da documentação para que possa começar a receber as devidas indenizações. Vale a pena destacar que o pagamento será feito em conta poupança ou corrente no nome da vítima ou em de seus beneficiários. O prazo máximo para que a conclusão do processo do seguro Dpvat é de até trinta dias.