Como Tratar a Apendicite – Causas, Sintomas e Tratamento

A apendicite nada mais é do que uma inflamação do apêndice, a apendicite tem tratamento e cura. A seguir vamos mostrar como é feito o tratamento da apendicite.


Quais as causas da apendicite?

Os indícios mais prováveis que, indicam um possível quadro de apendicite são :

  1. Fezes que ficam acumuladas no interior do apêndice;
  2. Pedra na vesícula, que pode interromper a saída do muco;
  3. Apêndice rompido;
  4. Parasita no intestino;
  5. Excesso de gases dentro do intestino;
  6. Pressão dos gânglios linfáticos;

Essas podem ser as possíveis causas que levam à apendicite, é importante que o médico faça um diagnóstico para poder comprovar.

Mas, como tratar a apendicite?

Para saber como é feito seu tratamento, precisamos saber o que é a apendicite. A apendicite nada mais é do que uma forte inflamação no apêndice, como já foi mencionado.

O apêndice é um órgão do intestino, que fica localizado na parte  final do intestino delgado e o início do intestino grosso. Seu tamanho chega a 10 cm de comprimento e tem um formato de um verme, o apêndice também é conhecido como apêndice vermiforme.

Apendicite Sintomas

Para sabermos como tratar a apendicite, é preciso entender que sintomas a apendicite apresenta. Abaixo vamos listar que sintomas são esses para então confirmar se realmente se trata de apendicite.

A dor intensa ocorre por conta da região que o apêndice está localizado, este fica no quadrante inferior no lado direito do abdômen, somente quando a dor surge no peritônio é que o cérebro começa a “enxergar” a apendicite.

Seus principais sintomas são:

  1. Náuseas;
  2. Vômitos;
  3. Diarréia;
  4. Prisão de ventre;

Como é feito o tratamento para a apendicite?

A apendicite é tratada sob operação cirúrgica, atualmente são dois os tipos de operações que existem, como veremos a seguir.

*laparoscopia: sendo a mais utilizada atualmente, esse tipo de cirurgia é muito comum para idosos, obesos, por conta do seu curto tempo de recuperação.

*cirurgia aberta: mesmo sendo um pouco mais agressiva que a anterior, este tipo de cirurgia tem mostrado um tempo de recuperação maior dos pacientes, porém a taxa de complicação é bem menor.

Cabe a nós lembrar que, é o médico cirurgião quem decide sobre o tipo de cirurgia que será realizada, deve ser analisado o organismo do paciente por completo e seu histórico de saúde.

Uma apendicite de até três dias, é possível que se faça uma operação de urgência, mas ao passar os três dias e a operação não for realizada, a pessoa deve ser examinada e se constatar a inflamação pelo restante do corpo, é preciso tratar o paciente com anti-inflamatórios, e após a redução encaminhar para a cirurgia.

Quais os remédios para curar a apendicite?

Atualmente, pode-se tratar a apendicite com antibióticos, ou até mesmo com recursos naturais como as frutas. Há quem diga que a apêndice tem como remédio, a água por exemplo.

É importante lembrar que, remédios naturais devem sempre estar acompanhados da medicação receitada pelo médico.

Veja também: Remédios caseiros para TPM

Para encerrar, se não tratar a apendicite o mais rápido possível, esta pode virar uma inflamação generalizada e pode acabar levando o paciente até ao óbito.