Aftas na Língua: Saiba Como Curar e Ficar Livre Desse Problema

As aftas na língua surgem pelos mais diferentes motivos. Seja por conta de uma gripe ou então pela imunidade baixa, surgimento de infecções ou bactérias, enfim, razões é o que não faltam. Mas você o que é a afta? O que fazer para se livrar desse problema? Caso a resposta seja não, então esta no lugar certo! Nesse post eu vou lhe mostrar tudo sobre as aftas na língua e o que você deve fazer para tratar esse problema tão incômodo e doloroso. Preparado para descobrir a cura para as aftas na língua? Então vamos lá!


O que são Aftas?

A afta nada mais é do que uma ferida, geralmente pequena, que possui um formato arredondado bem característico, de cor esbranquiçada, que surge no interior da boca.

Esse é um tipo de problema que pode ocorrer em diferentes áreas da boca, sendo mais comum na língua e normalmente essa ferida vem acompanhada de dor intensa, principalmente na hora em que se ingere algo, seja um alimento ou mesmo uma bebida.

Veja também: Como curar aftas na boca

O que fazer para se livrar das aftas na língua?

lingua-afta

 A primeira coisa que você deve fazer para não ter aftas na língua é se prevenir.

Para isso nada melhor do que manter uma boa higiene bucal, evitar levar a mão na boca a todo momento.

Mesmo que a sua mão esteja aparentemente limpa, tudo que está a nossa volta tem bactérias e outros germes e se você leva a sua mão até a boca varias vezes ao longo do dia, certamente tem mais chances de desenvolver aftas na língua.

Além da prevenção, uma outra forma para você curar as aftas na língua e se livrar de vez desse problema é:

1. Mantenha uma boa alimentação

Procure manter uma alimentação equilibrada, rica em minerais e vitaminas, pois dessa forma a sua imunidade ficará mais elevada, reduzindo assim as chances de surgirem aftas na sua boca.

2. Lave a boca várias vezes ao dia

lavar-a-boca

Outra dica para você ficar livre das aftas na língua é passar a lavar a boca varias vezes ao longo do dia.

Ao fazer isso você evita que as bactérias se proliferem, aumentando assim a probabilidade de você apresentar aftas na região da língua.

Você pode lavar a boca durante a escovação dos dentes, como também pode simplesmente fazer um gargarejo para manter a sua boca limpa e totalmente livre de germes.

Lembre-se de escovar a língua toda vez que for realizar a escovação dos dentes, pois isso também ajuda na hora de manter as bactérias longe dessa região e assim evitar as terríveis aftas na língua.

3. Bicarbonato de sódio

Uma boa dica para você se livrar das incômodas aftas na região da língua é utilizar bicarbonato de sódio na região afetada pelas aftas.

Nesse caso você pode aplicar o bicarbonato diretamente na afta com o auxilio de uma espátula ou então do dedo. Mas lembre-se de que tanto a espátula, quanto o dedo devem estar totalmente limpos.

Outra forma de aplicar o produto consiste em dilui-lo em água e depois fazer o gargarejo por alguns minutos.

4. Procure um médico

Se alguma das opções citadas acima não funcionar com você, então procure o auxilio de um médico para que ele possa prescrever a medicação adequada no sentido de resolver o seu problema com aftas na língua.

Agora que já sabe como curar as aftas na língua, com certeza não terá que sofrer mais com esse problema em sua vida. Procure aplicar corretamente cada uma das dicas dadas acima que certamente a sua boca ficará muito mais saudável e o melhor de tudo, livre das aftas!

Veja também: Como curar esporão com remédios caseiros

E então, o que achou das dicas para curar aftas na língua? Você já passou ou passa por esse problema? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas experiências com relação a esse assunto!