A cadeia de fast food norte americana McDonalds tem-se dedicado a desmistificar algumas das polémicas em torno dos seus produtos. Uma das famosas e invejáveis receitas há muito cobiçada, é a das saborosas batatas fritas. Diferentes da maioria dos restaurantes, há muito que se tentavam descobrir os segredos e copiar a receita. Há uns tempos a empresa divulgou como eram feitas as suas batatas, revelando alguns segredos e ingredientes adicionais ao óleo de fritura. Se é fã das famosas batatas, siga a receita que aqui revelamos e delicie-se sem sair de casa!
publicidade
Como fazer batatas fritas do McDonalds em casa
O segredo das batatas começa no óleo e no processo de fritura. Embora em casa apenas possamos usar o óleo normal, mas é importante saber que nos famosos restaurantes, isto não é bem assim. O óleo de fritar usado na McDonalds é na verdade uma uma mistura especial de óleo de colza, milho, cártamo e de soja hidrogenado com um antioxidante de nome Terc– butil–hidroquinona.
As batatas levam também sal, dextrose (um tipo de açúcar), pirofosfato de sódio, que mantém a tonalidade das batatas , ácido cítrico que age como conservante, saborizante de carne, trigo hidrolisado, leite hidrolisado, ácido cítrico, batata, e dimetil polisiloxano, um aditivo que impede a formação da espuma durante a fritura.
Por isso o óleo usado é tudo menos simples. No entanto existem outros segredos que são talvez os mais importantes na hora de cozinhar as batatas.
Ingredientes:
2 batatas grandes
Óleo de amendoim (o suficiente para cobrir as batatas na frigideira)
2 colheres de sopa de molho de carne, sal e 1/4 de colher de sopa de caldo de carne
1 a 2 colheres de chá de xarope de milho
Sal
Modo de preparo:
1. Comece por descascar e cortar as batatas aos palitos (finos para ficarem parecidas com as do McDonalds). Coloque o xarope de milho num recipiente e adicione água fria. Coloque as batatas acabadas de cortar de molho nesse recipiente. Leve o recipiente ao frigorífico e deixe repousar durante cerca de 30 minutos. Este passo visa substituir a dextrose usada pelo McDonald’s.
2. Ao fim dos 30 minutos, retire as batatas do frigorífico, e enxague cuidadosamente, para retirar o excesso de água, usando uma toalha ou papel de cozinha.
3. Pré aqueça o o óleo de amendoim a 190 graus Celsius, e adicione as batatas. Frite-as durante cerca de 90 segundos, ou até ficarem ligeiramente douradinhas. o uso deste óleo é fundamental dado o seu sabor neutro, e alto ponto de fervura. Isto é fundamental para não adulterar o sabor das batatas, tornando-as o mais parecido possível às originais.
4. Retire as batatas e coloque-as num recipiente preparado com papel de cozinha de modo a absorver o excesso de óleo. Leve-as novamente ao frigorífico, e deixe-as por lá cerca de 15 minutos.
5. Aqueça o óleo que restou na fritadeira um pouco mais (até cerca de 200 graus Celsius) e adicione o molho de carne. (pode ser o molho de fritar um bife por exemplo). Frite novamente as batatas mais 5 ou 6 minutos, até ficarem douradas.
6. Retire as batatas e coloque num recipiente preparado novamente com papel de cozinha, para que o excesso de gordura seja absorvido. À parte, misture sal e caldo de carne em pó (chegam 2 colheres de chá de sal). Adicione o preparado às batatas fritas. É importante que o faça logo de imediato para que as batatas absorvam toda a mistura.
Confira também: Como Fazer Hambúrguer Caseiro
Tudo pronto. As batatas estão prontas a servir, juntamente com um hambúrguer caseiro ou outros dos seus pratos preferidos. Assim pode deliciar-se com as famosas batatas da McDonalds e ainda tem a vantagem de usar ingredientes mais saudáveis, e um óleo muito mais natural que a mistura com químicos usada pela cadeia norte-americana.