Como Cuidar de Cabelos Oleosos

O cabelo oleoso é um mal que afeta muitas mulheres e homens de todo o mundo. Muita gente precisa de lavar o cabelo diariamente ou mais, para evitar o visual escorrido e feio.


A oleosidade do couro cabeludo é no entanto algo normal. O sebo produzido pelas glândulas sebáceas protege o couro cabeludo contra a quebra ou os danos exteriores. No entanto, quando existe em excesso, pode tornar-se prejudicial causando malefícios como dermatites, caspa ou até mesmo queda do cabelo.

Como tratar os cabelos oleosos

Embora alguns casos mais graves necessitem a ajuda de um profissional, existem hábitos diários que podem ajudar a controlar a oleosidade de forma simples e natural. Confira algumas dicas e deixe os seus cabelos oleados na medida certa.

lavar-cabelo

Lave o cabelo na medida certa

Com certeza você já ouviu que não deve lavar o cabelo todos os dias. E que se tem cabelo oleoso, com certeza ouve raspanetes que não o deve lavar com frequência. Bom, isso só é verdade até certo ponto.

Se sofre de oleosidade deve de facto evitar lavar diariamente o cabelo, no entanto opte por lavar em dias alternados. Se ficar muitos dias sem passar água no cabelo, o efeito será exatamente o contrário pois a glândula sebácea pode ficar ainda mais estimulada a produzir óleo. Além disso, é importante manter o cabelo limpo. Quando lavar em casa, opte por um xampu anti resíduo.

Cuidado com os produtos de hidratação

Se usar máscaras, condicionadores e outros produtos de hidratação, jamais passe no couro cabeludo. Comece por passar em metade da raiz e termine nas pontas. Enxague bem após a aplicação.

Veja também: Como hidratar nos cabelos

Não estimule a produção de óleo

Evite passar as mãos, pentear em excesso ou massajar o couro cabeludo. Todos esses hábitos estimulam a produção de óleo.

cabelo-solto

Cabelos soltos

Procure usar o cabelo solto, livre de ganchos, lenços ou chapéus. Isso é importante para deixar o cabelo respirar e promover a ventilação do couro cabeludo.

Água quente

Evite usar água muito quente na hora de enxaguar o cabelo. Esta vai ressecar o couro cabeludo contribuindo para a produção de óleo pelas glândulas. O ideal é usar água morna ou mesmo fria. O mesmo é válido no caso do secador, que deve ser afastado pelo menos 15 cm da raiz.

peeling-capilar

Peeling capilar

Faça um peeling capilar com alguma frequência. É o ideal para remover as células mortas acumuladas na raiz. O ideal será fazer uma a duas vezes por mês para controlar a oleosidade, caspa e acelerar o crescimento dos fios. Uma forma natural e caseira é um detox capilar com argila.

Veja também: Como cuidar dos cabelos crespos quimicamente tratados

Procure um especialista

Se notar uma oleosidade fora do normal, consulte uma clínica especializada. Pode tratar-se de alguma disfunção endócrina que requeira a administração de medicamentos ou algum tratamento capilar específico para o seu caso.

Esperamos que tenham gostado das dicas se gostou compartilhe com suas amigas elas vão adorar saber como cuidar dos cabelos oleosos.