Como Cuidar dos Cabelos Quimicamente Tratados

A vasta oferta de serviços de cabeleireiro, dos mais baratos aos mais caros, torna possível o recurso aos tratamentos químicos do cabelo por parte da maioria das mulheres. Pintar, alisar, cachear ou fazer madeixas, são alguns dos tratamentos preferidos do universo feminino. Mas estes tratamentos requerem uma manutenção cuidada, tal como as reposições de queratina, para que o cabelo não vá ressecando ou perdendo a vitalidade com o tempo.


A escova progressiva é um exemplo disso. Embora o resultado inicial seja de um cablo bonito, liso e hidratado, com o tempo o cabelo fica mais propenso a perder água, massa, queratina, aminoácidos, proteínas e outras substâncias essenciais. Se fez ou vai fazer algum tratamento químico no cabelo, saiba que este requer uma manutenção cuidada de modo a evitar problemas capilares. Aqui mostramos algumas dicas fáceis que pode seguir em casa, de modo a proteger o seu cabelo mantendo-o forte e saudável.

Como cuidar dos cabelos quimicamente tratados

cuidar-cabelos

Não frequente cabeleireiros “low-cost”. Muitas vezes o barato sai caro e convém saber se o profissional tem experiência para lidar com o seu tipo de cabelo, e se entendeu o que você pretende. Aposte em profissionais de renome ou recomendados por algum conhecido. Caso contrário os danos poderão ser irreversíveis.

Evite o uso de secador e chapinha. O seu uso em cabelos normais já aumenta o ressecamento dos fios e o seu efeito em cabelos quimicamente tratados é bem pior. Evite usar estes aparelhos e sempre que for necessário utilize protetores térmicos para proteger os fios.

Faça uma hidratação dos fios pelo menos uma vez por semana. Esta é fundamental para devolver ao cabelo todos os elementos fundamentais, deixando-o bonito, hidratado e brilhante. Escolha máscaras e condicionadores que contenham silicone, poliquartenium, D-pantenol e proteína.

Veja também: Como fazer hidratação nos cabelos

Use óleos de argan e de abacate para proteger contra o envelhecimento. Eles contêm antioxidantes que combatem os radicais livres além de um conjunto de vitaminas e ômega 3 e 9 que ajudam a proteger e manter a cor.

Faça uma cauterização ou reposição e queratina 15 a 20 dias após um tratamento químico capilar. O processo não só ajuda a manter o equilíbrio do fio como ajuda a dar durabilidade ao tratamento.

Use um xampu com pH neutro e sem corantes. Por vezes, mesmo os xampus próprios para tratamento de cabelos com química, são desaconselhados nos primeiros tempos após o processo. Uma boa opção é usar produtos para cabelos infantis.

Veja também: Como fazer o cabelo crescer rápido

Se optar por xampus próprios para cabelos tingidos ou com tratamento químico, aconselhe-se na cabeleireira. Nem todos os produtos poderão ser apropriados para o seu cabelo, pelo que é sempre benéfico obter aconselhamento profissional.

Não durma com os cabelos molhados. Além de modificar a estrutura dos fios, após uma escova progressiva eles ficam mais elásticos pelo que vão quebrar com facilidade e ficar marcados. Seque sempre corretamente o cabelo antes de ir dormir.

Corte as pontas regularmente. Este é um conselho que vale para todo o tipo de tratamentos capilares. Há situações que nem o melhor produto para o cabelo consegue resolver. Nestas situações, cortar as pontas ressecadas, velhas e frágeis pode ser a única solução.