21 Dúvidas Sobre Emagrecimento Respondidas

Todo mundo que está querendo perder peso tem dúvidas, isso é normal. Mas, algumas dessas dúvidas, se não esclarecidas, podem nos atrapalhar ou até mesmo nos fazer desistir. Por isso, separei as 21 maiores dúvidas sobre emagrecimento e as respondi resumidamente.


Essas dúvidas foram respondidas com meu conhecimento e com muita pesquisa, mas não quero que tomem elas como verdade absoluta. Procurei responde-las sem muita enrolação e com muita sinceridade.

  1. Para perder peso é preciso passar fome?

Não. Pelo contrário, para que você perda peso de forma saudável, não deve sentir fome, apenas modificar os maus hábitos alimentares e comer de forma balanceada, fazendo cerca de 5 a 6 refeições por dia, na quantidade certa.

  1. Para que eu perder peso rapidamente devo fazer uma dieta restrita?

Não é preciso e nem recomendável a saúde restringir as calorias excessivas com uma dieta rígida. Para o sucesso da perda de peso deve ser mantido por toda a vida, uma reeducação, ou seja, aprender a comer. E para isso nutricionista poderá montar um plano alimentar adequando com o déficit de calorias necessário.

beber-agua

  1. Beber água em jejum emagrece?

Não. No entanto a água é essencial para o ser humano. No decorrer do dia, eliminamos muita água através da transpiração, respiração, urina, etc. É preciso repor esta perda, para que dessa forma seu organismo trabalhe corretamente. A água também melhora o funcionamento intestinal, auxiliando na digestão e eliminação de substâncias que organismo não precisa mais. Além vários benefícios que a água proporciona.

  1. Tenho que parar de comer doces?

Na reeducação alimentar você pode comer de tudo, mas deve comer em quantidades e frequência certas. Esta regra aplica ao consumo de doces também. Você pode comer, porém na quantidade certa e de vez em quando. Agora se pintar aquela vontade incontrolável, dê preferência por uma fruta ou gelatina.

  1. Comer alimentos de grupos variados nas refeições principais, não corro o risco de engordar?

Não. O segredo está em comer na quantidade certa, comendo dessa forma não vai prejudicar. Comer com qualidade é essencial para emagrecer com saúde, assim os nutrientes vão proporcionar um melhor trabalho metabólico, resultando em um emagrecimento mais eficaz.

  1. Se comer mais num dia, posso compensar no outro, comendo menos ou ficando em jejum?

Primeiro não procure abusar, mas caso aconteça, no dia seguinte continue um plano alimentar de emagrecimento. Não é preciso ficar sem comer ou comer menos ainda. Como dica é bom praticar exercícios físicos, para que assim você “queime” mais calorias. Não adianta apenas comer saladas e frutas isso poderá causar uma deficiência de nutrientes no seu corpo, e por mais que ocorra uma perda de peso rápida isso não será duradouro e com saúde.

tomar-medicamento

  1. Os medicamentos são importantes no processo de perda de peso?

Com a reeducação alimentar e a prática de exercícios, você pode conseguir ótimos resultados. Em alguns casos o uso de medicamentos não se faz necessário, mas somente um médico pode verificar esta necessidade e prescrever estes medicamentos.

  1. Para perder peso devo apenas consumir alimentos diet e light?

Primeiro vamos explicar resumidamente a diferença entre diet e light. Quando o alimento é diet significa que ele não contém algum nutriente, por exemplo: chocolate diet, não possui açúcar, mas possui muita gordura, o que torna mais calórico que o chocolate normal. Agora o alimento light possui 25% menos calorias do que o alimento tradicional, podendo sim ajudar na perda de peso. Porém mesmo sem consumir produtos light ou diet, você consegue perder peso.

  1. Sem praticar exercícios físicos eu consigo eliminar peso?

A pratica de exercícios físicos é muito saudável, ocasionando vários benefícios ao corpo como um gasto calórico maior que colabora com o emagrecimento. Você pode emagrecer sendo sedentário, porém, o mais indicado é juntar os dois tratamentos.

horario

  1. Para emagrecer tenho que ter horários exatos para comer?

Uma alimentação dividida contribui muito para a perda de peso. Não é preciso ter horários exatos, mas também não fique muitas horas sem comer. O ideal é não exceder o intervalo de três horas entre uma refeição e outra.

  1. Trabalho o dia todo e tenho uma vida agitada, como posso seguir uma dieta?

Sim, isso é possível. Você precisa ter força de vontade e um pouquinho de esforço. Você pode levar alimentos práticos para o trabalho, para comer nas refeições intermediárias. Caso você coma na rua, no horário das refeições principais, opte por alimentos saudáveis, sempre de forma balanceada.

  1. Tirar a fritura de uma vez eu consigo emagrecer?

Isso pode ser uma boa atitude, porque a fritura aumenta até 2,5 vezes as calorias de um alimento. Se você não trocar essa energia por outros alimentos, pode sim conseguir um bom resultado.

  1. Não tomar café da manhã, isso pode me ajudar?

Não. O café da manhã é uma refeição importante, pois ele rompe o jejum da noite: repõe glicose, glicogênio, algumas das principais fontes de energia do corpo. Dessa forma você se sente mais motivado e estimulado para as atividades do dia. E existem alimentos típicos do café da manhã, como queijo e leite, que são fontes de cálcio muito importantes para nosso corpo.

frutas-aveia

  1. Quais as sobremesas que podemos consumir sem culpa?

A sobremesa mais indicada são as frutas. O ideal é ser criativo fazer diferentes combinações, como: uma fruta coberta com raspas de limão e canela, por exemplo, ou mamão papaia com granola. Tudo isso torna sua sobremesa mais apetitosa.

  1. É possível fazer uma dieta com alimentos menos caros e mais acessíveis?

Uma dieta não precisa ter alimentos menos acessíveis. A reeducação alimentar pode ser feita por todas as pessoas de todas as classes sociais. Mas para ter menos gastos, você tem que planejar melhor: comprar os alimentos na quantidade certa e fazer escolhas certas. Por exemplo, você não precisa comer salmão, pode substituir por uma sardinha.

  1. Qual o primeiro alimento que preciso cortar para começar uma dieta?

Não é preciso cortar nenhum alimento, o que você precisa fazer é avaliar a quantidade e a frequência com que você come alimentos menos saudáveis. Em geral quem quer emagrecer tem que comer mais: frutas, legumes e verduras. Sendo assim importante incluir esses alimentos na dieta.

  1. Tomar água com limão em jejum ajuda a emagrecer?

Sim, mas não é o fator principal pela perda de peso. Segundo a nutricionista Gillian McKeith, a bebida ajuda a limpara o intestino, eliminando muco acumulado no órgão. A também um estudo da Universidade do Estado do Arizona, no Estados Unidos, que mostra que pessoas que ingerem vitamina C, substância que está presente no limão, têm um sistema digestivo mais eficiente e perder peso mais facilmente do que aquelas que não possuem uma dieta rica com a vitamina. O limão também ajuda a deixar o PH do sangue mais alcalino, ajudando na eliminação de toxinas.

duvida-comer-ou-nao-dieta

  1. Posso me liberar da dieta uma vez por semana, conhecido como dia do lixo?

Se você se comportou como deve durante a semana, você pode comer algumas coisas que estão fora da sua dieta, nos fins de semana. A menos que você tenha um metabolismo muito acelerado, não é dessa forma que a coisa funciona. Se você está seguindo uma dieta estrita e um programa de exercícios físicos, pode esperar perder de meio a 1 kg por semana. Agora se exagerar no “dia do lixo”, pode ganhar tudo de volta num fim de semana. Então em resumo dia do lixo pode, mas não deve comer de forma exagerada nesse dia.

  1. Beber chá-verde após as refeições ajuda a queimar calorias?

Essa bebida ganhou espaço nas dietas ocidentais nos últimos anos por oferecer quantidades importantes de antioxidantes ao organismo. Mas ela pode ajudar a emagrecer também. Segundo dados publicados pelo American Journal of Clinical Nutrition, pode ajudar em 40% na queima calórica. Também ajudando a queimar gordura, devido à combinação de cafeína e flavonoides. E não importa se o chá está quente ou frio. Pode ser consumido de duas a três xícaras por dia, porém pessoas com dificuldades para dormir devem evitar a ingestão próximo à hora de dormir.

  1. Devo cortar carboidratos e comer apenas proteínas?

Não. Os carboidratos podem ser cortados apenas por curtos períodos de tempo, como cinco ou sete dias. Assim ajudam a alcançar mais resultados em dietas de emagrecimento. Segundo a nutricionista Alessandra Paula Nunes, a retirada completa de carboidratos por longos períodos de tempo pode trazer prejuízos ao organismo, uma vez que a ingestão de proteínas e lipídios é aumentada. “Excluir totalmente os carboidratos pode levar à fadiga, irritabilidade, perda de concentração” explicou. E ainda, uma dieta sem carboidratos favorece a perda da massa magra, o que desacelera o metabolismo. Por outro lado, uma das maneiras mais fáceis de acelerar o metabolismo é consumir proteínas, que pedem que o corpo gaste mais calorias no processo de digestão. Para cada 100g de proteínas consumidas, o corpo gasta cerca de 75 calorias.

  1. Ingerir sucos durante a refeição engorda?

Não, mas o líquido ingerido na refeição não engorda, pode dilatar o estômago e provoca uma sensação de inchaço abdominal. É importante não criar o hábito de ingerir líquidos sempre nas refeições, pois o estômago sempre passará por essa dilatação o que irá torna-lo mais elástico. Essa dilatação reduz a sensação de saciedade e você pode acabar consumindo mais alimentos, levando a um excesso alimentar durante o dia e consequentemente o aumento de peso. Os líquidos devem ser consumidos 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Quando optar por ingeri-los nas refeições é indicado no máximo um copo pequeno, com capacidade de 150 a 200 ml.