Como Endurecer as Unhas

Ter umas unhas fortes e bonitas é o sonho de muitas mulheres mas há muita gente que se queixa de unhas fracas e quebradiças e de aspeto pouco saudável. No entanto, existem algumas receitas caseiras que ajudam a melhorar a dureza das unhas, deixando-as mais bonitas e saudáveis. Confira:


Cuidado com o removedor de verniz

A acetona é o método mais comum para retirar o verniz, porém, se você pinta as unhas com muita frequência, este solvente poderoso vai acabar por danifica-las e causar problemas nas unhas e cutículas. Opte por um removedor de verniz. Apesar de ser mais caro, vai valer a pena.

Veja também: Como fazer as unhas crescerem mais rápido

Alimente-se bem

mulher-saudavel

Uma alimentação saudável pode ser a cura para muitos dos problemas de saúde e beleza e as unhas não são exceção.

Beba muita água diariamente e consuma derivados do leite e alimentos ricos em cálcio, vitaminas e proteínas. Se elas estão secas e quebradiças, aposte nas fontes de cálcio como o leite, peixe, vegetais de folha verde e alimentos ricos em vitamina A tais como a cenoura, tomate, abóbora e caju. Se as unhas apresentarem listra isso indica falta de vitamina B. Pode encontra-la nos ovos carnes, aves e leite. De um modo geral opte por alimentos ricos em ferro, biotina e vitaminas do complexo B.

Cuidados em casa

Lavar a louça, limpar a casa, cuidar do jardim ou qualquer outra atividade que exija manter as mãos molhadas durante muito tempo ou mexer em produtos químicos abrasivos, pode gerar unhas fracas e estragadas. Use sempre umas luvas de proteção.

Nunca use as unhas para abrir ou arrancar nada. Use uma faca, tesoura ou outro objeto próprio para a função que pretende desempenhar.

 Mantenha o formato natural das unhas

unhas-bem-feitas

Quem tem unhas direitas quer tê-las arredondadas e vice-versa. Limar demasiado as unhas impedindo o crescimento natural destas pode ser um problema. Durante uma semana deixe as unhas crescerem naturalmente limando no sentido do formato natural da unha.

Veja também: Como secar o esmalte da unhas mais rápido

Não roa as unhas

roer-unhas

Parece óbvio mas muitas mulheres acabam roendo aquela unha maior ou aquela ponta rebelde mas isso vai acabar por estragar não só as unhas como os dentes. Lime-as quando estiverem secas (nunca lime as unhas molhadas) e tire-as da boca pois a saliva acabará por degrada-la.

Use um endurecedor

unhas-pintadas

Este vai deixar as unhas mais resistentes e com uma camada de proteção contra agentes agressores. Se for caseiro ainda melhor pois irá usar produtos naturais e saudáveis.

Uma receita muito rápida e fácil passa por colocar meio dente de alho e um ou dois cravos dentro de um frasco de esmalte transparente. Deixe repousar pelo menos 6 horas e fica com um remédio natural para endurecer as unhas.