Como Reduzir as Varizes de Forma Natural

As veias varicosas, também conhecidas popularmente como varizes, não são mais do que veias dilatadas que causam incômodos estéticos, devido à sua saliência na pele. Para além da questão estética, as varizes em estado avançado podem causar dor, desconforto, inchaço, e até dormência das áreas afetadas. Muitos casos necessitam até de cirurgia. A maior parte das vezes, a causa do aparecimento de varizes é a própria genética já que elas são hereditárias. No entanto, alguns fatores de risco incluem a obesidade, o sedentarismo, o uso da pilula anticoncepcional, má alimentação, gravidez e o tabagismo.


Na maioria das situações, as varizes podem ser tratadas recorrendo a mudança de hábitos alimentares ou a tratamentos médicos ou caseiros. No entanto elas não devem ser ignoradas. No caso mais grave, as varizes podem dar origem a eczemas, dermatites, flebites, tromboses, hemorragias e outras complicações mais graves.

Veja também: Como combater a celulite

Se ainda tem varizes no seu estágio inicial de formação, saiba que existem métodos caseiros muito eficazes para as combater. Aqui indicamos alguns truques e dicas simples para combater esse mal.

Pratique exercício físico

mulher-correndo

O sedentarismo é uma das maiores causas do aparecimento de varizes. As veias funcionam como válvulas mas no caso das varizes, elas encontram-se obstruídas impedindo uma circulação sanguínea correta. O exercício físico é fundamental para um bom funcionamento do sistema circulatório. Se não tem tempo para ir ao ginásio, suba e desça escadas durante pelo menos 15 minutos por dia.

Mude os hábitos alimentares

alimentacao-mulher

As gorduras e a comida processada são fortes inimigas das varizes. Para as combater, torna-se necessário mudar os hábitos alimentares, optando por alimentos naturais e saudáveis. Os alimentos ricos em flavonoides são também aconselháveis dado que melhoram a circulação sanguínea a fortalecem os vasos capilares. Alguns exemplos são o alho, a maçã, as frutas vermelhas, a soja, o chá preto branco e verde, espinafres, brócolis e cebola.

Vinagre de maçã

vinagre-e-maca

O vinagre de maçã é um excelente tratamento para varizes devido à sua ação anti-inflamatória. Ele ajuda o sangue a fluir naturalmente e ajuda a diminuir o inchaço causado pelas varizes. Basta misturar 1 colher de sopa em meio copo de água morna e massajar as áreas afetadas. Faça o tratamento diariamente, deixando atuar durante cerca de 15 minutos.

Aloé Vera

aloe-vera

Com as mesmas propriedades do vinagre de maçã, a planta é ótima para massagear as zonas afetadas, diminuindo o seu inchaço. Basta aplicar a planta diretamente sobre as varizes. Pode inclusivamente combinar os dois, ou fazer uma mistura com um pouco de cenoura.

Deite-se de costas no chão

costas-no-chao-pernas-na-parede

Este exercício não custa nada e até ajuda a relaxar o corpo. Basta deixar-se no chão apoiando os pés na parede, num ângulo de mais ou menos 45 graus com o tronco. Deste modo ajuda a forçar o sangue a circular em direção ao coração, aliviando os sintomas das varizes.

Passe água fria e quente na zona afetada

pernas-na-agua-gelada

Se alternar a passagem de água fria e quente na zona afetada do corpo, a mudança de temperatura vai fazer com que os vasos sanguíneos contraiam e dilatem, promovendo a circulação do sangue. Comece por passar água quente na região afetada e deixe atuar durante cerca de 2 minutos. Passe à água fria e deixe atuar o mesmo tempo. Repita o procedimento 4 vezes.

Veja também: Como depilar as pernas

E pronto, esta é uma solução rápida e natural para diminuir as varizes nas pernas. Caso as varizes não desapareçam com nenhuma das técnicas mencionadas, consulte um médico.