Benefícios da Manga para Saúde

A manga é um fruto muito popular por todo o mundo. Sua origem é do continente asiático, porém hoje em dia é cultivada em vários países de climas tropicais como Brasil, México, Equador e outros. No Brasil são encontrados cerca de 10 tipos de manga das mais de 1600 variedades existentes no mundo. As mangas normalmente são consumidas cruas em conjunto de saladas ou como sucos. Seu consumo traz várias vantagens para o nosso organismo, além de ser útil para fins estéticos. Veja nesse artigo mais sobre os benefícios da manga para saúde.


Ajuda no controle da diabetes

teste-de-glicemia-diabetes

Um dos principais benefícios da manga para saúde é o seu baixo índice glicêmico. O que significa que os carboidratos existentes na fruta são absorvidos lentamente e soltados na corrente sanguínea sob a forma de glicose. Assim, não provoca picos de insulina e glicemia, sendo um alimento recomendado para pessoas com diabetes.

Dica: As folhas da mangueira ajudam a controlar os níveis de insulina no sangue. Para obter esses benefícios basta ferver 5 ou 6 folhas e deixar repousar durante uma noite. Pela manhã, filtre e tome a bebida.

Previne o câncer

Por ser rica em antioxidantes como quercetina, astragalina, fisetina, isoquercitrina, methylgallat e ácido gálico, a manga mostrou ser eficiente na prevenção de vários tipos de câncer como de boca e pulmão.

Além dos antioxidantes atuarem na proteção do organismo contra os radicais livres, prevenindo a oxidação. A existência da pectina na fruta contribui para prevenir o crescimento de células cancerígenas, em particular no cólon.

Melhora a visão

Para manter a saúde da visão é essencial o consumo de vitamina A e cerca de 25% da dose recomendada diariamente da vitamina, pode ser encontrada em uma xícara de manga picada. Com isso, a manga ajuda a manter sua visão saudável e previne a cegueira noturna.

Regula o colesterol

colesterol-sangue

A manga ajuda na redução do colesterol ruim (LDL), por ser rica em fibras, vitamina C e vitamina B6. A fruta possui uma alta quantidade de mangiferina que também contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

Além de ser uma fonte de antioxidante polifenóis que impedem o acumulo de gordura nas artérias, o que pode criar uma obstrução na corrente sanguínea.

Fortalece o sistema imunológico

Uma xícara de manga fornece 70% da quantidade diária recomendada de vitamina C, além de conter 25% de vitamina A necessária. Essas vitaminas são importantes para fortalecer o sistema imunológico, defendendo o organismo de resfriados, gripes, infecções e várias outras doenças.

Tem ação antioxidante

A manga possui uma alta concentração de vitaminas C e E, que atuam como poderosos antioxidantes, além de também conter carotenoide e polifenóis que defendem organismo de doenças e do envelhecimento precoce.

Essas substâncias também contribuem para que o corpo se recupere mais rápido de uma atividade física.

Regula o funcionamento do intestino

regula-o-intestino

Por conter uma alta concentração de fibras a manga ajuda no funcionamento do intestino, sendo essencial para os micro-organismo da flora intestinal. O consumo de fibras evita a sensação de inchaço, desconforto e até mau humor causadas pela gripe.

Dica: Sempre prefira o consumo da fruta ao invés do suco, pois a fruta possui mais fibras desse modo.

Melhora a saúde da pele

A combinação de vitamina e minerais que a manga contém já um forte aliado para a beleza da pele. Porém, além dos benefícios da manga como alimento, ela também pode ser aplicada diretamente sobre a pele.

Dica: Corte em finos pedados e aplique sobre a pele por 15 minutos, isso fará com que os poros sejam desobstruídos, refrescando a pele e ainda contribuindo na prevenção da acne.

Ajuda na perda de peso

Ainda que a manga contenha carboidratos, ela possui um baixo índice calórico. Fazendo com que a fruta seja um bom substituto para lanches poucos saudáveis com pães, biscoitos e alimentos gordurosos.

O consumo de uma quantidade pequena de manga pode ajudar a deixá-lo saciado, além de conter baixa quantidade de calorias o que ajuda a queimar a gordura. Outro fator é quantidade de fibras a fruta contém, isso contribui para diminuir o apetite e reduzir a absorção de açúcar e colesterol no sangue.

Dica: Consuma a manga com casca para obter melhores resultados na queima de células de gordura.

É rica em vitamina e minerais

Além da manga ser rica em vitaminas A e C, ela possui outras vitaminas e minerais como:

  • Vitamina E;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Ácido fólico;
  • Potássio;

Mesmo sendo em menores quantidade essas substâncias, a sua ingestão diária ajuda na obtenção das doses diárias recomendadas.

Consumo da manga

salada-de-frutas

A maioria dos benefícios da manga podem ser absorvidos consumindo a fruta na forma natural. Porém, a manga pode ser consumida junto de saldas, pratos exóticos, sucos, sobremesas e saladas de frutas.

Pessoas alérgicas ao látex, causando reação alérgica ao consumir à manga.

Crianças com menos de três anos não podem consumir manga, porque seu intestino ainda está em fase de desenvolvimento.

Veja também: 10 benefícios de beber água com limão morna de manhã

Essas foram as dicas sobre os benefícios da manga para saúde, se desejar ler mais artigos sobre saúde recomendamos que acesse nossa categoria Saúde.

Lembre-se: Esse artigo é de caráter informativo, não temos a capacidade de receitar nenhum tratamento médico ou qualquer diagnóstico. Recomendamos que procure um médico no caso de demostrar qualquer tipo de condição ou mal-estar.