Como Aumentar a Imunidade

Acha que sua imunidade anda baixa e precisa um complementar seu sistema imunológico, então esse artigo é para você. Se sua imunidade está baixa, doenças e infecções são desenvolvidas mais facilmente, prejudicando a sua saúde do dia a dia. Agora se sua imunidade está alta seu corpo consegue combater vários tipos de doenças, como gripes e resfriados. Veja o artigo abaixo e saiba como aumentar a imunidade e ter mais saúde.


Tenha uma boa alimentação

como-aumentar-a-imunidade-boa-alimentacao

Um jeito eficaz de aumentar a imunidade é através de uma boa alimentação. Nosso sistema imunológico é composto por células e anticorpos que são repostos constantemente. E para o funcionamento adequado, a ingestão de proteínas, carboidratos e lipídios é essencial.

Consumir vitaminas também é fundamental, por meio dos legumes e das frutas. Consuma frutas cítricas para obter vitamina C, grãos, milho e canola para vitamina E e abóboras e cenouras para vitamina A.

Consuma alimentos ricos ômega-3, como a sardinha e o salmão eles devem estar presentes em sua mesa, pois além de fortalecer o sistema imunológico ajudam a prevenir o câncer.

Alguns alimentos poucos saudáveis devem ser evitados, como alguns enlatados, pré-preparados, açúcares e conservantes químicos.

Pratique exercícios físicos

Além de contribuir para o aumento da imunidade e reforçar as defesas, a atividade física ajuda a diminuir os níveis de estresse. Também contribui para a liberação de endorfinas que promovem a sensação de bem-estar. Os exercícios físicos trazem várias vantagens para o seu organismo!

Dica: Comece caminhando nos dias de semana, isso já ajuda e muito a melhorar sua saúde.

Tenha uma boa higiene corporal

lavar-as-maos

Ter bons hábitos de higiene é fundamental para manter sua imunidade alta. Então, lembre-se de sempre lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro, escove os dentes três vezes por dia e tome banhos regularmente são pequenas atitudes que vão ajudar a manter seu corpo limpo e livre de doenças e infecções.

Evite colocar as mãos na boca

Um gesto simples como colocar a mão na boca pode contribuir para que bactérias e vírus entrem no seu organismo. Essa dica é para quem tem costume de roer as unhas ou tem hábito de colocar o dedo na boca quando está dormindo.

Mantenha a casa limpa e arejada

limpar-a-casa

Se sua casa está cheia de sujeira, a proliferação de bactérias aumenta e probabilidade de você ficar doente também. Por isso, manter a casa limpa é uma das regras mais importantes para aumentar a imunidade. Mantendo sua casa limpa e seu corpo, suas defesas irão aumentar.

Reduza o estresse

Ficar ansioso ou estressado contribui com a baixa imunidade, pois o organismo libera hormônios que prejudicam o funcionamento das suas defesas. Então, procure ficar relaxado e encarar situações estressantes com mais tranquilidade.

Dica: Para ajudar a combater os nervos é aconselhado a prática de exercícios físicos.

Procure dormir bem

mulher-dormindo-bem

Dormir poucas horas a noite podem comprometer a saúde do seu organismo. Ao ficar com sono a pessoa tende a aumentar os níveis de estresse, como já falamos, isso prejudica o funcionamento das suas defesas. O ideal é dormir entre 7 e 8 horas por noite, dessa forma o seu corpo e mente se recuperam.

Evite excessos

Qualquer tipo de excesso afeta o seu organismo. Exagero de alimentos, consumo de álcool, cigarros ou drogas, noites sem dormir ou excesso de exercícios são exemplos de exageros que afetam sua imunidade. Levar uma vida moderada é chave para uma vida mais saudável.

Beba muita água

mulher-bebendo-agua-01

A água contribui para renovação das células, e também para lubrificar as vias aéreas prevenindo infecções ou alergias. Sempre que possível beba água, o ideal é que uma pessoa beba pelo menos 2 litros de água por dia, isso irá ajudar na manutenção do seu sistema imunológico.

Veja também: Alimentos para subir as plaquetas

Bem, essa foram as dicas de como aumentar a imunidade, se desejar ler mais artigos sobre saúde recomendamos que acesse nossa categoria Saúde.

Lembre-se: Esse artigo é de caráter informativo, não temos a capacidade de receitar nenhum tratamento médico ou qualquer diagnóstico. Recomendamos que procure um médico no caso de demostrar qualquer tipo de condição ou mal-estar.